Reuniões da Defesa Civil no PAME e com o WAZE buscam otimizar a Gestão Pública de Riscos de Desastres em Presidente Prudente

postado por Renato 13/12/2024 0 comentário(s) DEFESA CIVIL,
A gestão de risco de desastres busca o desenvolvimento e aplicação de políticas públicas, estratégias e práticas para minimizar as vulnerabilidades e os riscos no município.
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente, esteve representada nesta quinta-feira (12) às 10 horas em duas reuniões de extrema importância para a gestão de riscos no município. No auditório do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8) ocorreu a 44ª Reunião Ordinária do PAME – Plano de Auxílio Mútuo de Emergência, onde a COMPDEC de Presidente Prudente foi representada pela agente e brigadista Elaine Bertacco, na oportunidade foi realizada uma avaliação dos atendimentos em 2024, foi apresentado o planejamento do exercício simulado que será realizado no início de 2025. Ocorreu também a definição de datas para as reuniões ordinárias do próximo ano e a eleição da nova coordenação do PAME para o período 2025-2026. No mesmo dia e horário o Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea e o engenheiro Adauto Bibiano, participaram de uma reunião online sobre o programa Waze for Cities (WFC) que permite uma parceria entre o Waze e agências governamentais. O município de Presidente Prudente, é um dos escolhidos para essa primeira fase do programa, em virtude do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil. Os parceiros têm acesso a ferramentas para informar vias interditadas, alertando os motoristas locais sobre diversas situações de risco, como vias alagadas, incêndios próximos aos locais de circulação, acidentes com produtos perigosos, dentre outros atendidos pelas equipes da Defesa Civil. Os dados do Waze também devem ajudar no planejamento da cidade, auxiliando na tomada de decisões melhores sobre a infraestrutura e aumentando a eficiência das operações diárias. Na próxima semana será iniciado o treinamento da equipe da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente, que já deverá iniciar a utilização desse recurso na Operação Chuvas 2024-2025. O uso de tecnologias é extremamente importante na gestão de riscos de desastres, auxiliando no desenvolvimento de estratégias de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, ressalta o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente, Renato Gouvea.

Deixe seu comentário