Operação ‘Wolf Mask’ da Polícia Civil identifica autor de ameaças contra escolas

postado por Cícero 16/04/2025 0 comentário(s) COTIDIANO,

No dia 16/04, a Polícia Civil do Estado de São Paulo, através da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Presidente Venceslau/SP, deflagrou a operação ‘Wolk Mask’ em combate aos crimes de ameaças de atentados contra escolas no Estado de São Paulo.

Conforme Boletim de Ocorrência que deu início às investigações, há alguns meses, pessoa(s) desconhecida(s), por mensagem de e-mail, ameaçaram realizar um atentando contra uma escola localizada em Presidente Venceslau, com o seguinte conteúdo: “Vou fazer um atentado nazista aí, fique no aguardo. não estou blefando, tudo pronto para o massacre”; além disso, o autor das ameaças encaminhou em anexo ao e-mail fotos de objetos relacionados à prática do atentado (botas, luvas, boné, cinta, máscara, uma braçadeira vermelha com o símbolo da suástica e um machadinho).

De imediato, a Delegacia de Investigações Gerais de Presidente Venceslau instaurou inquérito policial para apuração dos fatos e, durante as investigações, apurou que o e-mail remetente e outros relacionados, além das ameaças enviadas ao colégio localizado em Presidente Venceslau, também enviou diversas ameaças de atentados contra várias escolas localizadas no Estado de São Paulo; ao todo, mais de 50 instituições de ensino do Estado de São Paulo foram alvos de ameaças de atentados proferidas por e-mail, o que gerou grande abalo na ordem pública.

 

Após diligências investigativas e de polícia judiciária, o Setor de Investigações Gerais da DIG identificou a origem dos e-mails e das ameaças como sendo uma residência localizada em Belo Horizonte (MG). Além disso, também conseguiram identificaram o morador do local e autor dos fatos como sendo um homem de 21 anos.

Apurou-se que o autor dos fatos, nas plataformas de internet e jogos virtuais, se apresentava com o codinome ‘Lobo’, e que teria envolvimento com diversos crimes virtuais como apologia ao crime, ameaças, estelionatos, extorsões, sextorsão, e outros, além de envolvimento com grupos de ataques.

Ainda, após o trabalho investigativo, foi confirmado que o investigado possui perfil suicida e voltado à apologia ao nazismo e prática de ameaças e atentados contra escolas.

Dentro desse contexto, o autor dos fatos criou um e-mail e enviou mensagens de atentados de ataque contra várias escolas do Estado de São Paulo, utilizando-se inclusive de dados e nomes falsos para a prática delitiva, bem como de divulgação de instrumentos ilícitos que seriam utilizados na prática delitiva como suástica nazista, armas brancas e de fogo e outros objetos.

 

Ante a gravidade das ameaças e visando localizar armas e outros objetos relevantes para a investigação, a autoridade policial representou e o Poder Judiciário local decretou a realização de busca e apreensão domiciliar em endereços relacionados aos investigados, além da quebra do sigilo de dados informáticos, telemáticos e telefônicos.

Em 16 de abril de 2025, a DIG - Delegacia de Investigações Gerais de Presidente Venceslau, com apoio da Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético de Belo Horizonte/MG, deflagrou a operação ‘Wolk Mask’ e deu cumprimento a mandados de busca e apreensão nos endereços relacionados ao autor dos fatos, todos em Belo Horizonte (MG).

Durantes as buscas, ais foram apreendidos aparelhos eletrônicos (celular, notebook), uma braçadeira com símbolo nazista, roupas e itens utilizados para prática de atentados a escolas, máscaras, simulacros de arma de fogo, armas de pressão e airsoft, diversas notas nacionais e estrangeiras falsas, entre outros objetos de interesse para a investigação.

Deixe seu comentário