Polícia Militar aponta queda significativa nos furtos durante o carnaval

postado por Cícero 10/03/2025 0 comentário(s) COTIDIANO,

A Polícia Militar do Estado de São Paulo conduziu a Operação Carnaval 2025 entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, garantindo a segurança nos 67 municípios do Oeste Paulista, onde a ação proporcionou tranquilidade aos foliões, preveniu crimes e assegurou a ordem pública durante as festividades.

A operação se deu por meio da intensificação do Policiamento Ostensivo, que empregou diariamente cerca de 1.500 policiais militares em 444 viaturas, utilização de drones para monitoramento aéreo, ampliando a capacidade de patrulhamento preventivo.

Também policiais à paisana no serviço de inteligência, que foram inseridos nos eventos para identificação de crimes de oportunidade, como furtos, executando o policiamento inteligente, seja em rodovias, em área rural e urbana, garantindo a fluidez e a presença policial em locais de concentração de pessoas, como em bares e áreas comerciais.

Foram intensificadas as Operações de Trânsito e fiscalização nas vias urbanas com ênfase à alcoolemia na direção de veículo. No período foram registradas 8.739 ligações ao telefone de emergência 190, abordadas aproximadamente 2.806 pessoas, obtendo um total de 39 criminosos presos em flagrante e 18 pessoas presas por mandado de prisão; aproximadamente 21 kg de drogas e três armas de fogo apreendidas e seis veículos recuperados. Foram fiscalizados 2.134 condutores de veículos automotores, lavrados 852 Autos de Infração de Trânsito Urbano, dentre estes 10 nos termos do Artigo 165 do CTB Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.

A queda nos roubos e furtos de aparelhos celulares foi significativa em todo o Estado em relação ao Carnaval do ano passado. Os indicadores de roubo referentes ao período de Carnaval/25, comparados com o mesmo período de 2024, a redução foi de 2.052 para 1.283 casos em 2025, uma redução de 37%. Os furtos reduziram 28% passando de 3.339 ocorrências no ano passado, para 2.395 no período de Carnaval em 2025, demonstrando assim, o excelente trabalho que a Polícia Militar e demais órgãos de Segurança vem realizando na região. O trabalho policial-militar e

 

empregado exclusivamente no período carnavalesco colheu bons resultados considerando a ausência de registros de ocorrências graves relacionadas aos eventos, mesmo diante do grande número de pessoas presentes nas ruas e todo o desafio que a festa requer no planejamento e exercício do Policiamento.

 

Deixe seu comentário